top of page

Aforismos do Budo

Atualizado: 23 de jun. de 2023

Reflexões sobre a Arte de Lutar


Reflexões sobre a arte de lutar
Aforismos da espada

A negação da verdade, presente, antecede o sofrimento futuro.


Quando a mente está serena e desperta, pensamentos, palavras e ações são sempre precisos.


Enquanto muitos reclamam da vida, verdadeiros guerreiros lutam por ela.


A boa intenção é o que move a verdadeira ação.


O Caminho de um Guerreiro não é definido apenas pelo que ele fala, mas principalmente pelo que ele faz. A arte marcial que acredito fazer bem ao indivíduo é aquela que se compromete a um caminho de autosuperação. Creio que é muito fácil ferir alguém, difícil é ser capaz de evitar uma agressão sem quebrar a harmonia natural das coisas. Afinal, para que serviria uma arte marcial, nos dias de hoje, senão como um instrumento eficaz à autoproteção integral. Isto é, proteger o corpo, a mente e as emoções como a motivação de sua prática. Por isso acredito profundamente que a violência gratuita pertença apenas aos fracos, pois em verdade, a gentileza só pode vir dos fortes.


Nos últimos dez anos, mudei toda minha vida para níveis muito melhores do que jamais imaginei acessar. O "segredo", creio, foi mudar parâmetros, estudar, planejar e trabalhar veementemente naquilo que eu precisava e não no que eu desejava, de modo que este precisar beneficiasse a todos com quem eu pudesse me conectar. Então, atingir o que era realmente importante foi apenas uma questão de tempo e uma consequência na missão de servir e cuidar - esse é o Caminho que encontrei. Portanto, mexa-se, alimente diariamente seus pensamentos com o que existe de melhor - a realidade, acredite que pode, confie, trabalhe duro, persevere, cultive a paciência e a perseverança para não perder o foco e continue sempre em frente, mesmo depois de ter conseguido.


O equilíbrio que tanto buscamos se dá apenas no movimento. Mexa-se, criatura!


Quando tudo parecer confuso, significa que não esteve atento o suficiente quando tudo estava claro. Então, volte ao início.


Se compreendemos a Verdade e não a praticamos, certamente nos tornamos hipócritas a ponto de apedrejar quem ousar nos despertar. Mas se conhecemos a Verdade e então a praticamos, certamente vivemos a felicidade das sábios, que é saber que pouco sabe.


Às vezes, precisamos abrir mão para segurar o que é importante.


Logo após o ápice do prazer nos vem o "start" da consciência que nos faz refletir sobre o real aspecto dos fenômenos aos quais pertencemos. Então percebemos quão efêmera é a vida que acreditamos controlar.


Não se prenda a conveniências por medo do “que será”. Afinal, o medo por si só já nos consome demasiadamente a ponto de nos afastar do que realmente gostaríamos de Ser. Seja o que for, mantenha a determinação e a coragem e siga em frente, percebendo os medos de sua mente, mas não se detenha neles.


A verdade que tanto busca não está em outro lugar senão no âmago de seu ser. Quão feliz torna-te no instante em que te libertas da ilusão de achar. Apenas somos quando em nada nos tornamos.


Como tudo na vida é uma escolha – Cuidado! As escolhas que se faz definem a vida que se leva. Portanto, escolha viver de acordo com a Verdade e a Realidade, mas primeiro aprenda a despertá-la e apreciá-la em si mesmo.


Onde estaria a Verdade, senão dentro do próprio coração. Onde estaria a Vitória, senão na superação da própria fraqueza. E onde estaria o Eu, senão na essência do presente. Vivamos o que temos, pois o que temos é apenas o agora.


Sensações sempre revelam detalhes de nossa consciência. Logo, para manter uma consciência serena e tranquila é preciso despertar e manter a sensação de paz. Cultive, portanto, a capacidade de observar e promover diariamente sensações benéficas, para manter no presente uma vida verdadeiramente pacífica.


Cuidado com teus pensamentos, porque eles se transformarão em palavras. Com tuas palavras, porque elas se transformarão em ações. Com tuas ações, porque elas se transformarão em hábitos. Com teus hábitos, porque eles moldarão o seu caráter. Com teu caráter, porque ele controla o seu destino.


Dúvidas fazem parte da vida, elas nos impulsionam a questionar e então seguir em frente ou não. Mas a certeza só é encontrada, creio, quando acessamos verdadeiramente o coração do Dharma (a Verdade), quando despertamos a natureza original de nossa mente a ponto de nos fazer enxergar o que antes a ilusão de "achar" escondia.


Não há vitória sem trabalho árduo. Não há gratidão sem reflexão. Não há paz sem aceitação.


A verdadeira Força se alimenta do conflito! Não há integridade de Força na violência, apenas ego disfarçado para ocultar sua verdadeira natureza: o medo de se aceitar como um fraco que nada pode.


Creio que o equilíbrio e evolução que tanto buscamos na sociedade está na prática de três virtudes: Hierarquia, Ética e Vida Interior. Isso é o que nós, povo brasileiro, precisamos urgentemente resgatar em nossos pensamentos, palavras e ações! Você já imaginou a transformação que seria?


Às vezes, o sol pode brilhar à noite... Basta olhar para a luz que nunca se apaga; teu coração!


Se você espera de mim o que acha que sou, bom, resta-me apenas esperar de você o que sempre foi... Bons amigos são sempre bons amigos, independentemente das "verdades".


Onde está a felicidade? Não sei dizer, mas há pistas: No contentamento em apreciar o que se tem, sem se apegar ao que se acredita ter; Em perceber a verdade tal como ela é, sem a interferência deletéria do ego; Na prática da aceitação daquilo que não se pode mudar; Em trilhar e perseguir uma vida ética; Aceitar a transitoriedade como parte natural da vida; Praticar o esforço da compaixão e tolerância; Servir e proteger o que você nasceu para ser e realizar; Cultivar uma Vida Interior; Então, creio, podemos desfrutar de alguma felicidade.


Se estivermos dispostos, o equívoco nos ensina a acertar.


Todos os dias me deparo com as frustrações de amigos e alunos, reveladas em diálogos informais. Então sempre me pergunto: Por que, mesmo ensinando a não evitar o sofrimento como algo "não humano" e a travar íntimo contato com a verdade, fecham-se os olhos para aquilo que acabariam com suas cegueiras, ilusões e tantas agruras da mente? As frustrações, assim como o sofrimento, são fenômenos naturais e inevitáveis. E fracasso não é ser derrotado, somente. Não podemos ganhar todas as batalhas da vida, pois o verdadeiro fracasso, a meu ver, é quando desistimos. Portanto não reclame, não desperdice tempo e energia em querer "entender" as mazelas da sua mente ou voltar no tempo, ilusório, de uma visão distorcida da realidade. Apenas siga em frente cultivando a determinação sem perder a coragem, o foco, no que você acredita. E continue sem olhar para trás. Você vai se surpreender com os resultados. Pratique a resiliência e pare de resmungar.


A verdadeira batalha de um guerreiro é ser capaz de suportar o insuportável, para alcançar o que é impossível aos fracos de coração; a Verdade!


O que é um sábio, senão um ignorante consciente.


Não importa o que aconteceu, a vida não espera você para tentar unir os cacos daquilo que se quebrou. Não se preocupe, siga adiante sem lamentações, fique confiante por ter aprendido com o resultado do teu equívoco. Não se entristeça por aquilo que perdeu, mas se alegre por aquilo que possa vir a ter e a ser.


Às vezes, as frustrações nos chegam para mexerem com nossos conteúdos mais profundos, a ponto de sacudir a poeira que nos cega diante da Verdade.


É muito fácil culpar o outro pelo que acontece a si. Difícil é culpar a si pelo que se faz ao outro. Olhar para dentro é sempre difícil, mas revela o que deixou de fazer aqui fora.


Nada pode contentar mais o coração de um ignorante do que despertar de sua ignorância.


Não acredite nos políticos... Não acredite nos religiosos... Não acredite nas "verdades" alheias... Questione o tempo todo como um ser livre e pensante, e não como um indivíduo manipulado pela crença de ser feliz. A liberdade repousa nisso.


Quebrar os condicionamentos da mente que devaneia requer constante treinamento de atenção, presença na realidade e compreensão da própria ignorância.


Aprenda a questionar como um ser humano livre, para não ser convencido pela ignorância disfarçada de erudição.


Às vezes, convicções de outrora não definem a paz que tanto buscamos. Talvez o eco de nossos ancestrais que sussurra em nosso presente precise ser revisitado e reeducado. Afinal, se tudo está em constante transformação por que sustentar o insustentável? Contudo, avance pelo tempo sem desprezar seu passado. Pois não é o futuro que nos puxa, mas sim, o passado que nos empurra.


Não abra mão de seus valores em razão de conveniências alheias. Isso lhe trará sofrimento. Pois sofrimento que pode ser evitado é sofrimento que não existe.


A razão nem sempre tem razão. Creio que a verdade por excelência está na realidade aliada ao coração - ao espírito.


Vai fazer a mesma coisa de ontem sem aprender nada de novo, hoje? Se sim, será mais um dia igual a todos, sem nenhum aprendizado, se não, será um dia a mais do que todos, te ensinando como acessar o que te dá sentido de existir!


Nem sempre a solidão (solitude) é algo ruim. Às vezes, ela nos abre possibilidades incríveis que estão, para quem deseja olhar, no horizonte do próprio coração. Afinal, onde mais eu encontraria refúgio senão no âmago do meu ser;


Exageros tendem à nocividade. Excesso de alegria é bom, mas costuma esconder as pedras do caminho. Muita tristeza não é adequado, e fecha-nos os olhos para possibilidades felizes. Então, o que fazer? Procure manter o equilíbrio e aprenda a buscar a moderação de que tanto precisa.


O único desafio que vale a pena é aquele contra si mesmo.


Tantas coisas nessa vida para fazer e tão pouco tempo para isso. Tantos lugares para acessar, dentro e fora do nosso ser. Por que nos prendemos tanto? Afinal, o que vale mais: o verbo Crer, Ter ou o Ser?


Depois de décadas estudando e praticando as artes marciais, creio ter compreendido seu propósito. O verdadeiro inimigo não está fora, mas dentro de cada mim, mesmo. E o maior de todos os ensinamentos não está na Instituição ou personagem que seguimos, e sim na essência de nossa vocação existencial que descobre por qual motivo realmente nasceu. Assim como o maior de todos os inimigos está dentro de um coração não treinado, o maior de todos os Mestres se encontra apenas no âmago de um coração treinado. Dessa forma, nos ajustamos e podemos servir as pessoas a serem melhores, não pela doutrinação, mas pelo exemplo. É muito fácil machucar pessoas, difícil é saber como neutralizar a violência sem quebrar a harmonia da paz. Isso foi o que aprendi, certamente, de mais importante nas artes marciais.

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
26 de mai. de 2023
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Gostei, muito, professor. Obrigado por compartilhar suas reflexões com a gente!

Curtir
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2013 Legacy Ninjutsu | Todos os direitos reservados.

Disciplina Física, Cultura Marcial e Filosofia para uma vida com mais propósito.

bottom of page