
Budo & Ninjutsu Brasil

BIO
Um breve histórico de J. R. Flausino

Iniciou sua trajetória nas artes marciais aos seis anos de idade, no Judô, e posteriormente no Karatê. Em 1990, ingressou no estudo do Ninjutsu e, em 1996, alcançou o grau de Yudansha (Faixa Preta), tornando-se um dos pioneiros na difusão dessa arte no Brasil e o introdutor oficial do Ninjutsu no Estado de Mato Grosso do Sul.
Em 1993, foi incorporado às Forças Armadas do Brasil como Policial do Exército, onde ministrou treinamentos de Ninjutsu e Defesa Pessoal na 14ª Companhia de Polícia do Exército. Esse feito lhe conferiu o título de primeiro instrutor de Ninjutsu a atuar oficialmente no Exército brasileiro.
Aos 21 anos, foi convidado a ensinar em São Paulo, com a missão de divulgar, expandir e qualificar o Ninjutsu em território nacional, ao lado de poucos instrutores da época. Em 1996, em parceria com outros professores, desenvolveu o primeiro Programa de Estudos de Ninjutsu no Brasil, fruto de pesquisas, traduções e adaptações de literaturas japonesas, além de contribuir como consultor técnico em mídias especializadas de artes marciais.
Autor de três livros sobre Artes Marciais e Yoga, ministra cursos de Defesa Pessoal e Combate Tático para forças de segurança pública e privada. Além disso, é estudioso de Filosofia, instrutor de Yoga, Instrutor Sênior de Artes Marciais e coordenador de um grupo de Treinamento e Formação em Ninjutsu no seu Dojo, localizado na República, São Paulo.
Com mais de três décadas dedicadas ao Budo e ao Ninjutsu, consolidou uma pedagogia metodológica única, eficaz para a autodefesa e para o fortalecimento integral do indivíduo. Sua abordagem integra elementos das artes marciais tradicionais, disciplina física, espiritualidade e formação interior — sempre sustentada por uma vida de estudo e trabalho árduo.
Seu lema traduz sua filosofia de vida e prática:
“Transpirar hoje para sobreviver amanhã.”